sexta-feira, 30 de março de 2012

Desafio do mês de Março

Chegando a Primavera...

A andorinha Fifi juntou-se a um grupo de outras andorinhas e iniciaram a sua viagem de regresso a Portugal.
Passado algum tempo, 26 andorinhas saíram e foram juntar-se a outro bando. Logo a seguir, juntaram-se ao bando da Fifi 12 novas andorinhas. Passado mais algum tempo, 30 andorinhas voltaram para trás. Nessa altura, a Fifi contou as andorinhas que ainda iam no seu bando e viu que havia meia dúzia, contando com ela.
Quantas andorinhas havia no bando antes da Fifi se juntar a ele?

Resposta:

Se ficaram 6 andorinhas no final (contando com a Fifi) e anteriormente tinham saído 56 (30+26) e entrado 12, então o bando era constituído por 50 (6+56-12) andorinhas (contando com a Fifi).
Antes da andorinha Fifi entrar, o bando era composto por 49 andorinhas.

Número de alunos que participaram no desafio: 21
Número de alunos que responderam acertadamente: 17

Daniela Gonçalves Moreira
Eduardo da Silva Lopes Pereira
Francisca de Almeida Machado
Francisca de Sousa Guise Abreu
Gonçalo Fernandes Soares
Gonçalo Marques Moura Mesquita
Gonçalo Monteiro Araújo
Hugo Miguel Arantes Oliveira
José Ricardo Rodrigues Ribeiro
Lucas Granja Soares
Maria de Oliveira Marques
Maria João Barbosa Gonçalves da Costa
Maria Leonor Vieira de Castro Silva Araújo
Marta Sofia Salgado Simães Carvalho
Pedro Rui da Mota Pereira Dias
Sérgio Emanuel Alves Ferreira
Vasco António Sousa Silva


PARABÉNS AOS VENCEDORES!

quinta-feira, 29 de março de 2012

O mais belo "Lenço dos Namorados"

Foi muito gratificante a participação dos pais/encarregados de educação na criação de um “Lenço dos Namorados” dedicado a Guimarães. Todos os lenços dos namorados estão bonitos, imaginativos e nota-se a grande criatividade e o belo empenho com que todos se dedicaram nesta atividade.



sexta-feira, 23 de março de 2012

Semana da Leitura

Hoje, 6º- feira, dia 23 de março, de manhã os alunos tiveram o encontro com o escritor Franclim Neto. Ele contou e encantou os alunos com a história “Tesouro perdido... tesouro recuperado”. O escritor envolveu os alunos ativamente no conto da história e todos estiveram atentos e motivados em ouvir e ver a encenação que o escritor ia fazendo ao mesmo tempo que ia contando a história.
Os alunos adoraram a forma como foi contada e a criatividade que ele deu a cada parte da história.





No fim, o escritor autografou os livros “Marcianos na Terra” aos alunos.



Neste dia os alunos tiveram duas grandes surpresas:
Uma muito boa que foi a visita da ex-aluna da turma, Maria Miguel, que veio visitar os amigos e matar saudades. Foi uma agradável surpresa.





A menos boa, foi a homenagem que os alunos, professores, assistentes operacionais e associação de pais fizeram ao Sr. Joaquim, porque a partir do dia 30 de março deixa de ser funcionário da escola por se ter aposentado. Os alunos, muito tristes, despediram-se com uma grande salva de palmas e um muito obrigado pelo carinho e dedicação que sempre teve com eles. Vai deixar muitas saudades.




De tarde, os alunos visitaram a “Feira do Livro” que se encontrava no polivalente da escola.



Os alunos decoraram um saquinho para colocar o miminho de páscoa oferecido pela associação de pais.



quinta-feira, 22 de março de 2012

Semana da Leitura

Hoje, 5ª- feira, dia 22 de março, de manhã os alunos ouviram duas histórias.
A avó do aluno Dinis, na biblioteca leu e explorou a história “O velho, o rapaz e o burro”. Foi uma história muito interessante e que os alunos gostaram muito da forma como foi contada e das belas imagens que a avó do Dinis foi mostrando ao mesmo tempo que ia contando e explorando.




De seguida, a avó da aluna Maria João, na biblioteca leu e explorou as histórias “Boa Noite” e “A Casa Nova”. Foram duas histórias pequeninas mas com temas muito interessantes que motivou um agradável diálogo entre todos.





Os alunos agradecem às avós por estes momentos tão maravilhosos passados na “Hora do Conto”.

quarta-feira, 21 de março de 2012

Semana da Leitura

Hoje, 4º- feira, dia 21 de março foi celebrado na escola o “Dia Mundial da Poesia”. Na sala de aula, cada aluno fez um poema/poesia sobre um tema à sua escolha e ilustrou-o para participar no “Concurso de Poesia”
Em cada sala foi escolhido um trabalho e o trabalho selecionado foi o da Marta Sofia.





Os trabalhos ficaram muito bonitos e são dignos de serem partilhados com quem nos visita.

terça-feira, 20 de março de 2012

Semana da Leitura

Hoje, 3ª- feira, dia 20 de Março, de manhã tivemos as olimpíadas da leitura. As turmas do 3º- ano fizeram as olimpíadas sobre a obra “Marcianos na Terra” de Franclim Neto. Todos os alunos participaram com interesse e empenho e a maioria dos alunos acertou em quase tudo. Em cada turma era vencedor o aluno que tivesse mais respostas corretas. O aluno que venceu as “Olimpíadas da Leitura” foi Lucas Granja Soares porque teve tudo certo.

Parabéns ao aluno Lucas.




De tarde, na biblioteca, a mãe da aluna Francisca Machado leu uma história sobre a Primavera. Foi uma história alusiva ao dia e que foi explorada de várias formas.






No fim e a propósito da entrada da Primavera, os alunos decoraram a árvore da Primavera com o coração de Guimarães, na sala de aula, para que este grande evento continue sempre presente na memória dos alunos.
Para isso, cada aluno decorou um coração com flores e folhas e colocou-o na árvore que estava no placard da sala. Todos os alunos gostaram de participar. A árvore ficou bonita e original.









Neste dia, também houve o campeonato de SuperTmatik – Cálculo Mental – na Escola Egas Moniz. Dois alunos de cada turma dos 3º- e 4º- anos da escola participaram neste campeonato de cálculo mental. Dos participantes do 3º- ano ficou em primeiro lugar a aluna da turma A, Daniela Gonçalves Moreira. A professora e os colegas da turma ficaram orgulhosos com este prémio e mais uma vez dão os parabéns à Daniela pelo seu brilhante desempenho.


segunda-feira, 19 de março de 2012

Semana da Leitura

A semana que hoje inicia é dedicada à leitura.

A "Semana da Leitura" tem como objetivos:

- Reconhecer a importância dos livros;


- Desenvolver o gosto pela leitura e pela escrita;

- Sensibilizar os alunos para a importância de partilhar experiências e atividades;

- Despertar e estimular a sensibilidade, a criatividade e a expressão da criança na sua relação pessoal e interpessoal.



Será uma semana com muitas atividades como se pode ver no cartaz.


Hoje, 2ª- feira, 19 de Março iniciamos as atividades d
a semana com o concurso de ortografia.
Neste desafio ficaram apurados os seguintes alunos:


Ana Sofia Cardoso Ribeiro
Daniela Gonçalves Moreira
Eduardo da Silva Lopes Pereira
Francisca de Almeida Machado
Francisca de Sousa Guise Abreu
Gonçalo Fernandes Soares
Gonçalo Monteiro Araújo
José Ricardo Rodrigues Ribeiro
Lucas Granja Soares
Marta Sofia Salgado Simães Carvalho
Pedro Rui da Mota Pereira Dias
Vasco António Sousa Silva

De manhã, a tia do aluno Hugo Miguel contou e explorou na biblioteca a história “Poemas da Mentira e da Verdade – Tudo ao Contrário” de Luísa Ducla Soares e na sala de aula os alunos leram as quadras da história de diversas maneiras. No fim criaram uma quadra baseada no poema e ilustraram-na. Os alunos adoraram imenso este desafio.



De tarde, na biblioteca, a mãe do Gonçalo Araújo leu e explorou a história “Dia do Pai” alusiva ao dia. No fim cada aluno disse a surpresa que gostava de fazer ao seu pai. Os alunos gostaram muito desta história e do diálogo que houve sobre o tema “Dia do Pai”.




Mais tarde, também na biblioteca, a tia do Pedro Rui leu e explorou a história “Vem e abraça-me”. Uma história diferente das outras onde falava dos tipos de abraços e das diversas formas de abraçar. Este tema levou os alunos a falar de emoções, sentimentos e momentos de ternura quando abraçam alguém. Todos adoraram a história e no fim, como forma de agradecimento, abraçaram a tia do Pedro Rui.





Os alunos agradecem a todos os que os presentearam com belas histórias na “Hora do Conto”.

Dia do Pai

Para homenagear o Pai, no “Dia do Pai”, cada aluno elaborou um jogo para ser jogado em família. O desenho do tabuleiro do jogo foi baseado no logotipo de Guimarães Capital Europeia da Cultura realçando o contorno do coração com o desenho dos “Bordados de Guimarães”.
Após o tabuleiro concluído, os alunos escolheram quatro temas para o jogo baseados nos conhecimentos que tinham adquirido este ano. Sobre cada tema, em grupo, elaboraram perguntas de resposta múltipla para fazerem as cartas do jogo. As perguntas foram copiadas a computador e cada carta ficou com uma pergunta de cada tema.
De seguida foram elaboradas as regras do jogo, desenhados os peões e feita uma caixa para colocar as cartas, as regras e os peões.
Para completar o trabalho do “Dia do pai” cada aluno escreveu com dedicação uma carta ao pai.
Todo o trabalho feito na sala de aula para oferecer ao Pai foi colocado num saco de papel branco e no qual cada aluno desenhou e decorou as letras iniciais do nome do pai com motivos dos “Bordados de Guimarães”.
Foi um trabalho que exigiu dos alunos muita atenção, dedicação e carinho ao ser feito, pois constituiu a forma de demonstrarem o amor que cada um sente pelo Pai.

O tabuleiro do jogo.



As perguntas e as cartas.


A caixa para colocar as cartas.



A carta para o Pai.



A decoração do saco.


O trabalho final.