quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012
PASSE - Sessão 3
sábado, 25 de fevereiro de 2012
Desafio do Mês de Fevereiro
A tômbola tem números de 1 a 8. Os números 1 e 5 já estão assinalados na tômbola.
Descobre onde deves colocar os outros números de tal forma que:
- o 8 não esteja ao lado do 6;
- o 7 fique mesmo ao lado do 4 e do 2.
- o 2 fique ao lado do 5;
- o 6 fique colocado ao lado do 1.
Resposta:
Número de alunos que responderam acertadamente: 23
Afonso André Fonseca Magalhães
Ana Sofia Cardoso Ribeiro
Daniela Gonçalves Moreira
Dinis Marques Mendes Miranda
Eduardo da Silva Lopes Pereira
Francisca de Almeida Machado
Francisca de Sousa Guise Abreu
Gonçalo Fernandes Soares
Gonçalo Marques Moura Mesquita
Gonçalo Monteiro Araújo
Hugo Miguel Arantes Oliveira
Hugo Ricardo Almeida Guimarães
José Ricardo Rodrigues Ribeiro
Lucas Granja Soares
Maria de Oliveira Marques
Maria João Barbosa Gonçalves da Costa
Maria Leonor Vieira de Castro Silva Araújo
Marta Sofia Salgado Simães Carvalho
Nuno Filipe Teixeira Lopes
Pedro Rui da Mota Pereira Dias
Sérgio Emanuel Alves Ferreira
Vasco António Sousa Silva
Vasco Laviada Ferreira Lima Peixoto
PARABÉNS AOS VENCEDORES!
sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012
100º- dia de aulas
A professora e os alunos agradecem ao Gonçalo Araújo e à mãe, a maravilhosa surpresa que lhes fizeram.
segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012
Lenço dos Namorados
Foi um trabalho que apelou à imaginação e criatividade de cada um, baseado nos conhecimentos que durante a semana foram adquirindo.Os alunos adoraram mais esta atividade e os “Lenços dos Namorados” ficaram muito bonitos como se podem ver
sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012
PASSE - Sessão 2
Após ter terminado o jogo foi relembrada a aliança de trabalho e proposto a cada grupo que sugerisse dois ou três títulos para o grande grupo. Cada grupo reuniu-se e no fim disse os títulos que sugeriu para o grande grupo e foi feita a votação para o nome do grupo/turma que passará a identificar toda a turma enquanto turma PASSE. O lema mais votado foi “SABER COMER É SABER VIVER”.
De seguida foi a construção do “Brasão do Grupo”. A cada grupo foi distribuído um brasão para preencher os campos, seguindo as seguintes instruções (6 coisas boas para o grupo, 6 alimentos para os dias de festa, 6 cores e 6 alimentos saudáveis). Cada grupo disse o que tinha escrito e foi feita uma votação para serem escolhidas as 3 coisas boas do grande grupo, os 3 alimentos para as festas, as 2 cores e os 3 alimentos saudáveis. Após concluída a votação foram analisadas as mais votadas e copiadas no “Brasão do Grupo/Turma” e afixado no placard do PASSE.
Mais uma sessão que foi muito interessante para os alunos e todos gostaram de participar.
quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012
Aula sobre os "Bordados de Guimarães
A mãe do Hugo Ricardo começou por falar sobre a origem dos “Bordados de Guimarães”. De seguida falou das cores que são usadas (vermelho, azul, bege, branco, cinza e preto), dos pontos usados (canutilho, nozinhos, rolinho, ilhó, recorte, pena simples, gradinha...) e dos motivos (corações, flores, folhas...) que são usados nos belíssimos “Bordados de Guimarães”.
Após esta explicação mostrou alguns bordados com a aplicação dos pontos, dos motivos e das cores e propôs aos alunos aprenderem a bordar. Todos os alunos acharam uma ótima ideia e para isso deu a cada aluno um quadrado de tecido e deixou que cada um escolhesse o desenho que queria bordar. De seguida deu um bocado de químico para que o desenho fosse decalcado para o pano. Cada aluno decalcou com muito cuidado o seu desenho no pano e ficou surpreendido quando levantou o químico. Foi então entregue a cada aluno, uma agulha com a cor que cada um escolheu e explicou com muito cuidado os passos a seguir para que cada um pudesse iniciar o seu bordado.
Foi uma aula muito interessante e envolveu todos os alunos de uma maneira tão motivadora que dava gosto olhar para as suas carinhas e ver o interesse e prazer com que estavam a trabalhar. A aula chegou ao fim e todos tiveram pena que tivesse acabado.
A professora e os alunos agradecem à mãe do Hugo Ricardo com um muito obrigada pela aula maravilhosa que a todos proporcionou.
quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012
Dia dos Namorados no Museu Alberto Sampaio
De seguida, os alunos foram ver uma pequena exposição de “Lenços de Namorados” alusivos aos bordados de Guimarães. No fim foi proposto um desafio à turma: criar um lenço dos namorados com os motivos e cores dos bordados de Guimarães e a escrita de uma quadra.
Os alunos ficaram encantados pelos conhecimentos que adquiriram sobre a cantarinha e o lenço dos namorados e por terem participado na confeção de um “Lenço dos Namorados”, o qual ficou exposto no museu.
sábado, 11 de fevereiro de 2012
Desafio da Escrita
O desafio foi muito bem aceite e os alunos adoraram escrever o texto. Fizeram belos textos e as suas ilustrações estão maravilhosas. Aqui os apresento para que possam apreciar e comentar estes belos trabalhos
sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012
Era uma vez o Abade de Priscos
Os alunos gostaram de conhecer esta história tão docinha.
sábado, 4 de fevereiro de 2012
A Lenda de Egas Moniz
Os alunos gostaram de ver o teatro, de conhecerem as personagens, Egas Moniz e D. Afonso Henriques, e de ouvirem falar da influência que o aio de D. Afonso Henriques, o ilustre Egas Moniz, teve junto do Rei D. Afonso VII de Leão e Castela, quando este cercou o Castelo de Guimarães, como forma de obrigar D. Afonso Henriques a prestar-lhe vassalagens.
Foi um momento muito interessante e ficaram a saber uma lenda que teve grande importância para Guimarães.
sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012
PASSE - Programa Alimentação Saudável em Saúde Escolar
Após a apresentação do programa foi feito o jogo “Navegar ou Tempestade” que foi muito apreciado pelos alunos. Após a conclusão do jogo, os alunos foram divididos em grupos de 4 elementos e cada grupo elaborou entre 5 a 10 regras de funcionamento do grupo. Cada grupo escolheu um fruto e deu o nome ao seu grupo. As regras foram copiadas numa folha e afixadas no placard, destinado ao PASSE e constituem a aliança de trabalho ou seja o conjunto de regras indispensáveis ao bom funcionamento da dinâmica de grupo. Estas regras serão relembradas no início de cada sessão.
De seguida foi criada a “Caixa de Esperanças”. Numa pequena folha de papel cada aluno escreveu as expetativas deste projeto ou as perguntas que gostariam de fazer sobre a alimentação. Essas perguntas foram colocadas na “Caixa de Esperanças” para nas aulas seguintes serem lidas e debatidas pelos grupos.
Por fim foram distribuídos os cartões individuais dos alunos de registos de missões. Nesse cartão cada aluno escreveu o seu nome e serão colados autocolantes ao fim de cada módulo. O Modulo I, cor azul, ficará concluído após a sessão 4.
quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012
Aula na biblioteca
No final abriu um debate onde cada aluno fez as perguntas que entendeu sobre a aula e a todas, respondeu claramente, e de uma forma acessível que os alunos adoraram.
Para encerrar a aula, falou sobre o sangue e pediu aos alunos para verem os glóbulos brancos ao microscópio.
Foi uma aula muito interessante e que os alunos gostaram muito.
História vencedora
A história mais votada foi a nº. 3, “A ovelha medrosa” com 10 votos e foi escrita pelos alunos Daniela e Eduardo.
Parabéns aos vencedores. Aqui fica a história que venceu.
A ovelha medrosa
Era uma vez um menino e uma menina que todas as tardes se deitavam no chão a observarem as nuvens. Os meninos olhavam e nas nuvens imaginavam mil coisas. Daniela e Eduardo
Após tanto olharem as nuvens e cada vez mais imaginarem coisas que elas lhes sugeriam, olharam para duas nuvens mais estranhas e surgiu nas suas cabeças uma história.
Uma nuvem era um pastor e outra era uma ovelha. A ovelha tinha medo de andar nos campos e o pastor insistia com ela para não ter medo. A ovelha continuava com medo e fugia de tudo o que encontrava quando estava a pastar nos prados.
Um dia o pastor teve uma ideia. Vestiu-se de lobo, aproximou-se da ovelha e assustou-a. A ovelha mal olhou para o lobo correu sem parar e foi ter ao lago pois sabia que o lobo tinha medo da água.
Quando o lobo chegou ao lago viu a ovelha a tremer de medo. O pastor tirou a máscara e disse-lhe:
- Afinal tens mesmo medo de tudo. Olha para mim e vê quem eu sou.
- Ah... Ah... És o meu amigo pastor!
- Lembra-te que quem passeia nestes montes é teu amigo e não te faz mal.
- Eu posso confiar em quem cá vive?
- Podes. São pessoas boas e não fazem mal a ninguém.
E a partir desse dia a ovelha deixou de ter medo e passeava calmamente e feliz pelos montes e pastos repletos de erva muito verde.